BALANCEAMENTO
Se o volante estiver tremendo entre 80 e 120 quilômetros por hora, é mais do que chegada a hora de realizar o balanceamento das rodas, além de avaliar as condições de cada uma delas, contrapesos são colocados em pontos específicos para devolver o equilíbrio necessário de peso entre pneus e rodas do veículo. Recomenda-se também o balanceamento a cada 5.000 KM.
ALINHAMENTO
O alinhamento é especificado pelo fabricante do veículo a fim de oferecer maior eficiência ao rolamento e melhor dirigibilidade. Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impactos, trepidações, desgaste dos componentes da suspensão ou pneus, poderá comprometer a dirigibilidade do veículo, além de provocar desgaste irregular e prematuro nos pneus. Recomenda-se também o alinhamento a cada 5.000 KM.
Você sabia!
O ar comprimido contém oxigênio, nitrogênio e vapor de água. No pneu, o oxigênio corrói a malha de aço e oxida a borracha. Já a água, causa os mesmos estragos e ainda provoca grandes variações de pressão, além de enferrujar rodas e aros.
Saiba mais...
|
O nitrogênio, por ser um gás inerte, praticamente não sofre mudanças de temperatura, mesmo após o veículo percorrer longos percursos. Com isso, obtém-se vantagens ao calibrar os pneus com nitrogênio, são elas:
- Não ocorre oxidação da malha de aço do pneu do aro; - Manutenção da calibragem por muito mais tempo; - Aumento da vida útil do pneu; - Menor consumo de combustível; - Redução do custo da manutenção; - Melhor estabilidade do veículo. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário