domingo, 20 de abril de 2014

FAÇA REGULARMENTE BALANCEAMENTO e ALINHAMENTO DO VEÍCULO


BALANCEAMENTO

Se o volante estiver tremendo entre 80 e 120 quilômetros por hora, é mais do que chegada a hora de realizar o balanceamento das rodas, além de avaliar as condições de cada uma delas, contrapesos são colocados em pontos específicos para devolver o equilíbrio necessário de peso entre pneus e rodas do veículo. Recomenda-se também o balanceamento a cada 5.000 KM.

ALINHAMENTO

O alinhamento é especificado pelo fabricante do veículo a fim de oferecer maior eficiência ao rolamento e melhor dirigibilidade. Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impactos, trepidações, desgaste dos componentes da suspensão ou pneus, poderá comprometer a dirigibilidade do veículo, além de provocar desgaste irregular e prematuro nos pneus. Recomenda-se também o alinhamento a cada 5.000 KM.

Você sabia!

O ar comprimido contém oxigênio, nitrogênio e vapor de água. No pneu, o oxigênio corrói a malha de aço e oxida a borracha. Já a água, causa os mesmos estragos e ainda provoca grandes variações de pressão, além de enferrujar rodas e aros.

Saiba mais...

O nitrogênio, por ser um gás inerte, praticamente não sofre mudanças de temperatura, mesmo após o veículo percorrer longos percursos. Com isso, obtém-se vantagens ao calibrar os pneus com nitrogênio, são elas:
- Não ocorre oxidação da malha de aço do pneu do aro;
- Manutenção da calibragem por muito mais tempo;
- Aumento da vida útil do pneu;
- Menor consumo de combustível;
- Redução do custo da manutenção;
- Melhor estabilidade do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário